Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2019

Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2019

2. Modelo Atual

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Despreocupação com produtividade e eficiência

Vamos, neste capítulo, discutir um pouco sobre a atual forma de gestão dos nossos escritórios corporativos “full service”, obviamente sob o meu ponto de vista, que pode não ser considerado correto por você. Cito, apenas a título de curiosidade, que, quando comecei a trabalhar em escritórios (década de 1980), quase não havia competição e existiam praticamente dois “grandes” escritórios nesse modelo e que se davam ao luxo de escolher clientes e dividi-los em função de algum conflito de interesses.

De lá para cá, as coisas (o mercado e o mundo) mudaram e muito, mas o “modelito” continua o mesmo!

Isso me faz lembrar a crise vivida pela construção civil na mesma década de 1980, quando a maioria dos empreendimentos imobiliários residenciais era lançada “a preço de custo”, no qual as construtoras eram remuneradas por um percentual dos custos de construção. Em princípio era interessante, pois deixava claro qual era o valor da remuneração da construtora num período de incertezas econômicas, crédito imobiliário restrito, pouca ou nenhuma regulamentação do mercado imobiliário e nenhuma lei de proteção ao consumidor.

O grande defeito desse modelo era a despreocupação dessas empresas em controlar seus custos e tentarem ser mais eficientes e competitivas, pois a sua remuneração não dependia disso. Ao contrário, elas aumentavam as suas remunerações quanto mais gastavam em suas construções, e …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250396697/2-modelo-atual-governanca-estrategica-para-escritorios-de-advocacia-ed-2019