Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2019

Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2019

4. Novo Modelo

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Fonte: elaborada pelo autor.

Escritórios de advocacia precisam se reinventar

Ilustração: Mário Graciotti.

Nesta discussão quero provocar a reflexão sobre a aceleração das mudanças em todos os campos da vida cotidiana e da vida profissional cujos efeitos serão sentidos num futuro muito próximo, por pessoas e profissionais, obrigando todos a uma profunda e radical adaptação a essa nova realidade. Todas (pessoas e empresas) estarão inseridas nesse contexto e Escritórios de Advocacia, novamente, não é a exceção!

A nossa economia atual já está obrigando todos os líderes ou gestores a repensarem totalmente seus negócios para se adaptarem a uma situação que deve durar alguns anos! As adaptações mais comuns e imediatas passam por cortes de custos de pessoal, otimização de espaços, busca de eficiência produtiva e intensificação de esforços de venda (não obrigatoriamente nessa ordem e não é palco desta discussão no momento).

Vamos agora praticar um pouco de projeção futura baseando-nos nas fortes tendências já existentes na nossa realidade atual:

Comunicação esférica (tradução livre para spherical communication)

O termo expressa muito bem a nossa realidade atual de nos comunicarmos com o mundo de buscar informações. As ferramentas atuais existentes na internet nos permitem conectar com tudo e com todos numa fração de segundo (e ao mesmo tempo) e já nos acostumamos a isso. E o mais incrível é que não conseguimos mais imaginar como viver sem elas! Essa tendência obrigará os prestadores de serviços a criarem novas formas de exposição e principalmente novas formas de vendas e de prestação de serviços.

Desvinculação da instalação física e dos sinais externos de poder

Cada vez mais a estética, a organização, o conteúdo (com o detalhamento de suas realizações) e a facilidade de navegação no site de uma empresa estão se tornando mais importantes para nós do que o endereço físico ou a aparência de suas instalações.

Isso está vagarosamente nos descondicionando da observação e da avaliação subliminar que fazemos sobre a saúde financeira e “musculatura” ao observar as instalações físicas de um fornecedor que estamos contratando.

Essa tendência é particularmente impactante para os escritórios que ainda estão muito presos à demonstração de sua pujança baseada na imponência de suas instalações. É importante lembrar que as empresas contratantes querem bons serviços advocatícios e não luxo nas instalações!

Flexibilização do trabalho

Isso não é nenhuma novidade para vários ramos de atividade, mas é uma quebra importante de paradigma no mundo jurídico que, por conta das considerações do item anterior, da preocupação (quase doentia) com sigilo das informações, da necessidade de consulta de milhares de documentos físicos (livros, pastas processuais, arquivos etc.), e, por último, da necessidade de contato pessoal com seus clientes, ainda reluta em adotar. As tendências tecnológicas seguintes desmistificam essa pseudo imposição do trabalho fixo a um espaço único.

Melhorias técnicas nas comunicações

É inegável que a velocidade (aquela medida em Mb/s) está crescendo de maneira assustadora e com custos cada vez mais competitivos.

A internet com velocidade teórica de 10 Gbps (isso que dizer que um DVD com capacidade de 4,7 Gb pode ser transferido em 3,5 segundos!); o protocolo de endereços “IPv6” vai permitir 79 octilhões de vezes a atual capacidade de endereção do protocolo IPv4; e, por último, a tecnologia 5G, prevista para desembarcar no Brasil em 2018, tem velocidade 10 vezes maior que a da 4G, apenas para citar três exemplos. É importante lembrar que essas tecnologias já existem, não se tratando de futurologia ou ficção científica.

Essas mudanças tornarão viáveis várias coisas que hoje, apesar de já existirem, ainda têm uma performance sofrível. Apenas exemplificando, o acesso instantâneo a bancos de dados gigantescos e a realização de videoconferência com telepresença por meio de holografia (com a sensação da presença real “cara a cara”).

Sistemas em nuvem e documentação totalmente digital

Essa tendência, que já está em andamento, permite que as empresas se desvinculem das necessidades físicas (backups, redundâncias, ar-condicionado especial, vigilância, segurança), de staff especializado (cada vez mais difícil e custoso) e de grandes volumes de investimentos para terem uma plataforma robusta e atual para seus sistemas. Atualmente, no modelo tradicional, em vários casos a estrutura física de TI da empresa é por si só uma âncora que impede ou dificulta muito uma alteração de endereço.

Com essa desvinculação física, os escritórios poderão se concentrar mais no seu core business e ter apoio de profissionais mais especializados na manutenção de seus equipamentos, no desenvolvimento de seus sistemas e na segurança física e digital de suas informações. Poderão também ocupar espaços menores, sem necessidade de espaços (internos ou externos) para arquivamento físico de toneladas de papel.

Falando especificamente sobre o item segurança, a estrutura oferecida pelos atuais data centers e provedores de serviços na nuvem é infinitamente maior do que a falsa segurança existente nas salas, gavetas dos escritórios e seus servidores internos.

Big Data, Knowledge Management e produtividade

A extração eficaz de informações relevantes para o negócio nas grandes bases de dados (internas e externas) com sistemas inteligentes de busca (search engines) representará no futuro bem próximo a diferença entre estar ou não estar no mercado!

A gestão do conhecimento com a utilização eficaz e pragmática de suas informações (documental, cadastral, financeira) possibilita um aumento brutal na produtividade, gestão operacional e estratégica e é a chave do presente-futuro, principalmente para as empresas que vendem serviços intelectuais.

Inserindo todas essas considerações no universo das empresas …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250396699/4-novo-modelo-governanca-estrategica-para-escritorios-de-advocacia-ed-2019