Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2019

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5. Governança Numérica: Analytics

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Without data you’re just another person with an opinion.

W. Edwards Deming 1

Essa frase se ajusta perfeitamente à necessidade de embasamento numérico e objetivo na tomada de decisão (seja ela estratégica ou operacional) pelos gestores das empresas e em especial pelos sócios que desempenham função de gestores nos escritórios de advocacia.

Como engenheiro, me sinto impelido a utilizar a metáfora da edificação e suas fundações, muito utilizada em várias áreas, inclusive na religiosa, em que se faz a alusão à estabilidade de uma edificação em relação à qualidade de suas fundações (uma casa ou edifício erguido sobre frágeis estruturas de apoio estão fadadas a se deformar, trincar ou até ruir).

As decisões tomadas pelos gestores de qualquer empresa compõem-se de dois elementos importantíssimos para o atingimento do sucesso: primeiro, em informações objetivas contidas em todos os relatórios gerenciais existentes e pelo conhecimento transformado em experiência acumulada; em segundo, numa certa dose maior ou menor de feeling do gestor, que envolve uma visão estratégica empresarial e de mercado e na sua afinidade ou aversão a riscos (assunto específico que não vamos desenvolver agora nesta discussão).

Trazendo a discussão agora para o universo dos escritórios corporativos, posso afirmar sem medo de errar (por conta dos quase 30 anos de experiência) que existem neles alguns fatores que dificultam tradicionalmente esse processo de tomada de decisão e que vou me ater em apenas dois que considero mais relevantes:

– O primeiro e mais emblemático é o conceito que quase a totalidade dos sócios de escritórios tem em suas mentes que é: “escritório de advocacia não é empresa!”. Se seguirmos esse raciocínio, focarmos num escritório corporativo mediano (com cerca de 20 a 30 profissionais) e fizermos a seguinte pergunta:

O que é, então, uma entidade que tem cerca de 50 pessoas trabalhando (incluído staff), tem uma carteira de clientes na casa de dois a três dígitos e que fatura valores que chegam aos seis/sete dígitos anualmente?

A resposta (na minha humble opinion) é:

Sim, é uma empresa e maior que a grande maioria das pequenas e médias empresas brasileiras, e também com todos os problemas e desafios destas!

– O segundo é a característica intrínseca à profissão de advocacia na qual todos os seus profissionais são treinados para o “embate”, com forte enfoque na habilidade de argumentação (verbal ou escrita) e na capacidade de procurar e achar detalhes sobre os quais possam basear seus argumentos ou enfraquecer os argumentos de seus adversários. Novamente, em minha opinião, as decisões empresariais de interesse da instituição não podem ser tratadas dessa maneira e devem transcender as posturas pessoais e nem se basear em opiniões que podem estar nos desvios “fora da curva” estatística dos dados gerenciais.

Voltando a discutir os elementos da tomada de decisão e nos concentrando no primeiro deles, ou seja, no embasamento, é fundamental que as empresas (e, novamente, escritórios de advocacia) tenham informações corretas, confiáveis, relevantes e obtidas de forma rápida para que a incerteza, que acompanha toda e qualquer decisão, fique limitada apenas ao feeling citado anteriormente e não por conta de erros nos dados e informações …

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29 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250396700/5-governanca-numerica-analytics-governanca-estrategica-para-escritorios-de-advocacia-ed-2019