No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.
- 3 acessos grátis às seções de obras.
- Busca por conteúdo dentro das obras.
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Escritórios devem investir pesadamente em capital intelectual, gestão do conhecimento e tecnologia
Ilustração: Mário Graciotti.
Não há dúvidas quanto ao crescimento do setor de serviços na economia mundial. Se isso é de conhecimento e de aceitação universal, então porque as empresas prestadoras de serviços, nas quais se encaixam perfeitamente os escritórios de Advocacia, relutam em adotar uma atitude pró-ativa em relação ao assunto e principalmente em relação a seus clientes?
Para responder a essa pergunta, faça para si outra muito simples e pare para pensar na resposta.
Porque algumas empresas têm a imagem de excelência associada à sua marca?
Para responder, antes vamos fazer uma analogia com outra pergunta:
O que faz você retornar a um restaurante após a primeira visita?
O primeiro componente é representado por uma excelente cozinha com pratos criativos e deliciosos; o segundo componente é representado pelo bom atendimento, que inclui serviço rápido, bom maître, bons garçons, bom sommelier, boa ambientação, bom valet etc.; e, por fim, o terceiro componente, não menos importante, o preço final (que deve ser coerente com tudo oferecido e principalmente competitivo)!
Essa equação tem dezenas de soluções, porém apenas uma que equilibra todos os componentes garante o sucesso do restaurante e sua longevidade.
(Vejam discussão detalhada sobre o assunto no Capítulo 2 – Conflito entre Advogar e Gerir.)
Trazendo o exemplo para o campo dos prestadores de serviços, a equação acima deve conter obrigatoriamente os três seguintes componentes combinados de forma perfeita:
i. produtos ou serviços inovadores e de alta qualidade;
ii. excelência na prestação dos serviços (incluindo atendimento, eficácia e responsabilidade);
iii. preços coerentes e competitivos.
Simples de responder, complicadíssimo para atingir!
E como se atinge isso?
Com investimento pesado em Capital Intelectual, Gestão de Conhecimento e Tecnologia.
Para os escritórios de Advocacia, em que o “patrimônio desce o elevador todos os dias e vai para casa à noite”, uma política clara, transparente e coerente de atração e manutenção (incluindo treinamento) de talentos é a peça fundamental para poder gerar os “produtos de alta qualidade”, que, neste caso, são representados por documentos de altíssima sofisticação jurídica e com alta dose de criatividade.
Lembre-se de que cada vez mais os empresários necessitam de soluções mais rápidas e ousadas (obviamente pautadas na lei) e para isso o advogado deve ser mais pró-ativo, participativo e …
No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.