No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.
- 3 acessos grátis às seções de obras.
- Busca por conteúdo dentro das obras.
Tutela Contra o Ilícito: Inibitória e de Remoção - Ed. 2015
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
4.7.1 Breve observação inicial
A plasticidade da tutela inibitória, ao permitir a imposição da ordem adequada à prevenção do ilícito, traz algumas dificuldades, principalmente quando se percebe que a imposição de um fazer ou de um não fazer sob pena de multa pode constituir um peso muitas vezes excessivo para o réu.
Assim, por exemplo, no caso em que alguém tem o dever de não poluir o meio ambiente ou de não perturbar o sossego do vizinho, seria possível imaginar, em princípio, o cabimento da tutela inibitória para obrigar o réu a cessar as suas atividades, ainda que fosse possível a inibição do ilícito de uma forma menos onerosa para o demandado.
Porém, como a tutela do direito do autor deve ser proporcionada da forma menos gravosa para o réu, cabe verificar em que limites a tutela inibitória pode ser usada e quais são os critérios que devem guiar sua utilização.
4.7.2 Os princípios do meio idôneo e da menor restrição possível como vetores para o adequado uso da tutela inibitória
A tutela cautelar e, mais recentemente, a tutela antecipatória, impuseram à doutrina brasileira a procura de uma justificação para a concessão da tutela sumária que pode causar risco ao direito do réu. A doutrina percebeu, a partir de memorável conferência proferida por Moniz de Aragão n…
No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.