Audiências Públicas

8.1 Introdução às previsões de audiências públicas no Estatuto da Cidade - Capítulo VIII - As audiências públicas no Direito Urbanístico

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

8.1 Introdução às previsões de audiências públicas no Estatuto da Cidade

As audiências públicas no Direito Urbanístico começaram a chamar a atenção pela crescente preocupação das pessoas pela ordenação da ocupação territorial e pela promulgação do Estatuto da Cidade.

O Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) prevê a participação popular em diversos de seus dispositivos, falando em audiências públicas, debates, consultas públicas, conferências e iniciativa popular, ainda que, em sua maioria, eles não tenham densidade normativa suficiente para ser autoaplicáveis.

O Conselho das Cidades, órgão do Ministério das Cidades, regulamentou a participação popular na res. 25/2005, trazendo inúmeras especificidades ao regime das audiências públicas em matéria urbanística, embora a título de recomendação.

Conscientizar-se de que a participação popular e das associações representativas no Estatuto da Cidade é um de seus pilares (garantir a gestão democrática da cidade) evita que haja fetichização sobre as formas de …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1256021536/81-introducao-as-previsoes-de-audiencias-publicas-no-estatuto-da-cidade-capitulo-viii-as-audiencias-publicas-no-direito-urbanistico-audiencias-publicas