Código Civil Comentado - Ed. 2021

Art. 1.060 - Seção III. Da Administração

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Seção III

Da administração

Art. 1.060. A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado.

Parágrafo único. A administração atribuída no contrato a todos os sócios não se es-tende de pleno direito aos que posteriormente adquiram essa qualidade.

SUMÁRIO: I. Órgãos de administração da sociedade; II. Administração compartilhada da sociedade.

I. Órgãos de administração da sociedade. “O contrato social pode prever a existência de dois órgãos administrativos, um com competências deliberativas internas, que, usualmente e por analogia à estrutura das sociedades anônimas, denomina-se Conselho de Administração; e o outro com poderes de representação da sociedade usualmente denominado gerente, administrador ou diretor. O órgão administrativo coletivo não e obrigatório nas limitadas e sua existência somente justifica-se em sociedades maiores ou mais sofisticadas, com o fim de criar competências intermediárias entre sócios e administradores executivos, ganhando uma feição de profissionalismo na administração social, com maiores cuidados e formalidades sobre questões e escolhas negociais” (Arnoldo Wald, Comentários ao novo Código Civil. Livro...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
3 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1279970333/art-1060-secao-iii-da-administracao-codigo-civil-comentado-ed-2021