Código Civil Comentado - Ed. 2021

Art. 1.881 - Capítulo IV. Dos Codicilos

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Capítulo IV

DOS CODICILOS

Art. 1.881. Toda pessoa capaz de testar poderá, mediante escrito particular seu, datado e assinado, fazer disposições especiais sobre o seu enterro, sobre esmolas de pouca monta a certas e determinadas pessoas, ou, indeterminadamente, aos pobres de certo lugar, assim como legar móveis, roupas ou joias, de pouco valor, de seu uso pessoal.

V. arts. 1.860, 1.902 e 1.998, CC; art. 1.134, IV, CPC/1973; art. 737, § 3.º do CPC/2015.

SUMÁRIO: I. A expressão “pouco valor”; II. Natureza hológrafa e informalidade; III. Necessidade de data. Revogação e modificação; IV. Manifestação coerente da vontade.

I. A expressão “ pouco valor”. O codicilo representou uma evolução no direito testamentário romano e acompanhou as legislações modernas, embora sua previsão tenha decaído em vários sistemas e, atualmente, é rara quando pesquisada nos ordenamentos alienígenas. Não o prevê o direito alemão. No direito italiano, o codicilo foi abolido, sendo admitido apenas como clausola codicillare que visa a modificar o testamento já elaborado (Giulio Vismara, Enciclopedia del Diritto, t. VII, p. 295). Em nosso sistema, como já afirmamos anteriormente, o codicilo funciona como ato de tutela à dignidade post mortem, pois o de cujus, mesmo sem tempo hábil para modificar o seu testamento, realiza ato de disposição de última vontade, com as limitações impostas pelo conteúdo normativo do art. 1.881 do CC. A informalidade do codicilo está fundamentada pelo pequeno impacto que gera, uma vez que não representa um meio para instituição de herdeiro, ou mesmo revogação de um testamento. Todavia,...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
24 de Janeiro de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1279970554/art-1881-capitulo-iv-dos-codicilos-codigo-civil-comentado-ed-2021