Curso Básico de Previdência Complementar - Ed. 2020

Curso Básico de Previdência Complementar - Ed. 2020

Capítulo 1. O Sistema Previdenciário Brasileiro e o Regime de Previdência Complementar

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

A criação de sistemas previdenciários, públicos ou privados, reflete a evolução da sociedade humana e sua capacidade de organização. Previdência é “pré-vidência”, “pré-visão”. Previdência é ver antes o que vai acontecer depois. Portanto, ao contrário do que muitas vezes se imagina, previdência é tema que deveria interessar mais aos jovens do que aos idosos.

Previdência é pagar hoje para receber amanhã. O custeio precede o benefício. O esforço é condição para a recompensa. Ser previdente exige visão e capacidade de poupança.

As sociedades organizadas possuem sistemas de proteção social, temperando, em grau maior ou menor, responsabilidades públicas e privadas.

O sistema previdenciário brasileiro desenvolveu-se ao longo de algumas décadas de existência. Atualmente, a estrutura previdenciária brasileira combina a iniciativa estatal com a iniciativa privada.

O sistema previdenciário brasileiro é, em parte, baseado no pacto entre gerações, em que os trabalhadores ativos ajudam a financiar a aposentadoria dos inativos (previdência pública), e, em parte, na capitalização das reservas, em que os próprios …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
16 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1279975979/capitulo-1-o-sistema-previdenciario-brasileiro-e-o-regime-de-previdencia-complementar-curso-basico-de-previdencia-complementar-ed-2020