Curso Básico de Previdência Complementar - Ed. 2020

Curso Básico de Previdência Complementar - Ed. 2020

Capítulo 13. Previdência Complementar e Gestão de Riscos

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Todos aqueles que se vinculam a um plano de previdência complementar assumem riscos. Isso ocorre porque há riscos inerentes ao plano de previdência complementar.

A entidade fechada de previdência complementar, seus dirigentes, o patrocinador ou instituidor do plano previdenciário e também os participantes e assistidos assumem e enfrentam vários riscos.

Segundo o órgão regulador, 1 todos os riscos que possam comprometer a realização dos objetivos da entidade fechada de previdência complementar devem ser continuamente identificados, avaliados, controlados e monitorados.

Podemos afirmar que risco é tudo aquilo que possa comprometer um objetivo.

Portanto, se o objetivo da entidade fechada de previdência complementar é pagar benefícios de complementação de aposentadoria, tudo que ameaçar tal finalidade deve ser visto como risco.

Gestão e supervisão baseadas em riscos são fenômenos indissociáveis.

Os mecanismos de controles internos (gestão privada) e controles externos (supervisão estatal) devem ser continuamente aprimorados.

Tendo em vista que na previdência complementar o regime financeiro é o de capitalização, isto é, há a necessidade da prévia constituição de reservas, os …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
12 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1279975995/capitulo-13-previdencia-complementar-e-gestao-de-riscos-curso-basico-de-previdencia-complementar-ed-2020