Curso Básico de Previdência Complementar - Ed. 2020

Curso Básico de Previdência Complementar - Ed. 2020

Capítulo 14. A Gestão do Passivo Previdenciário

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Como tratado no capítulo anterior, dirigir um fundo de previdência é gerir seus recursos (ativos garantidores do plano de benefícios) e suas obrigações previdenciárias (benefícios).

Ativo e passivo compõem o mesmo ambiente. No universo da previdência complementar, é muito comum ouvir a expressão inglesa Asset Liability Matching ALM, que significa combinar, casar, harmonizar o ativo e o passivo do plano de previdência, ou Asset Liability Management, adotada para indicar o gerenciamento, a administração do ativo e das obrigações do plano previdenciário.

Isso porque a política de investimentos, no que diz respeito especialmente à liquidez, deve estar em harmonia com o fluxo dos pagamentos de benefícios. Por exemplo, não dá para o fundo de previdência fazer um investimento que só terá retorno daqui a dez anos, se ele vai precisar desses recursos investidos para honrar compromissos previdenciários daqui a quatro anos. …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
16 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1279975997/capitulo-14-a-gestao-do-passivo-previdenciario-curso-basico-de-previdencia-complementar-ed-2020