No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.
- 3 acessos grátis às seções de obras.
- Busca por conteúdo dentro das obras.
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Em regra, as pessoas, a quem é submetida a administração de certos bens ou interesses, estão obrigadas a dar satisfação de seus atos de gestão. Essa obrigação pode ser imposta ao administrador mediante pedido do interessado, podendo ainda ser prestada voluntariamente por aquele. Há várias circunstâncias que determinam o dever de prestar contas de seus atos, não sendo o caso de, neste espaço, descrevê-las todas. Basta deixar evidenciado que, em todas essas situações, poderá o interessado solicitar as contas judicialmente, estando também facultado ao administrador prestá-las, também judicialmente, quando necessário.
O dever de prestar contas pode ter origem em relação contratual ou legal 1 e, praticamente, pode-se afirmar que ela está presente sempre que a administração de bens ou interesses envolva o trato com gastos e receitas. 2
As contas a serem prestadas devem ser demonstradas e justificadas, exatamente para a que se possa conferir a destinação dada ao patrimônio do administrado e a razoabilidade da atividade do administrador.
3.2 A ação de prestação de contas
A medida judicial de prestação de contas, no regime processual atual, se destina a veicular a pretensão daquele que pretende que as contas lhe sejam prestadas 550 do CPC).
Já quanto à pretensão daquele que busca prestar as contas a quem de direito (medida prevista no CPC anterior, no art. 916), é hoje submetida ao regime do pro- cedimento comum, ainda que ali também se deva exigir a apresentação das contas “na forma adequada, especificando-se as receitas, a aplicação das despesas e os investimentos, se houver” (art. 551 do CPC). Na realidade, a ação autônoma de prestação de contas (ou seja, a ação ajuizada por quem tem o dever de prestar as contas, para efetivamente prestá-las a quem as pode exigir) apenas não será utilizável para os casos em que ela é dispensável, porque as contas …
No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.