Novo Curso de Processo Civil: Tutela dos Direitos Mediante Procedimentos Diferenciados, Volume 3 - Ed.2017

11 - Protestos, notificações e interpelações - Parte II - Procedimentos especias no código de processo civil

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

11. Protestos, notificações e interpelações

11.1 Noções preliminares


Os protestos, notificações e interpelações são instrumentos de comunicação da vontade, podendo fazer-se judicialmente ou não. Normalmente, essas medidas os- tentam claro caráter de jurisdição voluntária, em que o Judiciário é utilizado apenas como o veículo para a manifestação da intenção do requerente. Eventualmente, porém, como se verá adiante, esses procedimentos podem assumir natureza contenciosa, impondo o estabelecimento de contraditório e efetiva análise judicial “de mérito”.

Trata-se de três medidas distintas, com usos específicos, ainda que os três instrumentos sirvam para manifestar a vontade do requerente, manifestação esta que se dirige, em regra, à conservação de direitos.

Os protestos, especificamente, objetivam comunicar a afirmação do requerente de que possui um direito ou de que tem a intenção de exercitá-lo. Dizia o art. 867, do CPC de 1973, que “todo aquele que desejar prevenir responsabilidade, prover a conservação e ressalva de seus direitos ou manifestar qualquer intenção de modo formal, poderá fazer por escrito o seu protesto, em petição dirigida ao juiz, e requerer que do mesmo se intime a quem de direito”. A finalidade do protesto, portanto, é ampla, tendo como pr…

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1280164964/11-protestos-notificacoes-e-interpelacoes-parte-ii-procedimentos-especias-no-codigo-de-processo-civil