No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.
- 3 acessos grátis às seções de obras.
- Busca por conteúdo dentro das obras.
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Etimologicamente, a palavra princípio provém do grego arkhè (αρχή, arch), equivalente ao latim principium (de princeps, aquele que ocupa o primeiro lugar); em inglês, principle, em francês, principe, em alemão Prinzip (e também Grundsatz, conforme a raiz germânica), em italiano, principio.
Uma acepção bastante familiar, ligada à criação do Mundo, é a encontrada na Bíblia (João 1:1-3), que diz: In principio erat il Verbo (= “no princípio era o Verbo”). E, também: ego Alpha et Omega primus et novissimus principium et finis (=
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim” – Apocalipse 22:13).
É frequente e variado, tanto na linguagem vulgar quanto na científica, o em prego do vocábulo “princípio”, no singular, e também de “princípios”, no plural. Trata-se de termo equívoco e, em certos casos, análogo. Vale a pena, pois, transcre ver alguns dos diversos significados atribuídos ao vocábulo, em ambas as formas, segundo alguns dicionários.
O Black’s Law Dictionary define princípio de forma exageradamente simples: “A basic rule, law or doctrine”. 1
Aprofundando o significado do conce…
No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.