Fundamentos Principiológicos do Processo Civil

Fundamentos Principiológicos do Processo Civil

Fundamentos Principiológicos do Processo Civil

Fundamentos Principiológicos do Processo Civil

2.2 Classificação

2.2 Classificação

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

2.2 Classificação

O estudo dos princípios é objeto de ciência própria, denominada Principio logia, que os define, critica e classifica sob vários ângulos.

A Principiologia (ou sistematização racional dos princípios) põe-se como preliminar necessária, em dado momento da estruturação sistemática, quando a disciplina científica atinge o estágio maduro de equilíbrio, movimentando-se em plano elevado de apurado rigor, ou seja, quando superada a fase do empirismo, da casuística. 1

Diversas classificações têm sido propostas para os princípios, segundo se pre tenda ressaltar seu sentido temporal ou espacial, causal, lógico, material, formal, ético, metafísico ou ontológico.

Segundo o denominado critério da abrangência, costuma-se classificar os princípios em onivalentes, plurivalentes, monovalentes e setoriais. Este critério leva em conta os limites de aplicabilidade dos princípios, se se referem a esta ou àquela ciência, ou ao próprio pensamento em si. Sob essa ótica, fica evidente a existência de uma verdadeira hierarquia de princípios, sendo os superiores mais abrangentes do que os que lhes são inferiores, não havendo choque entre eles, e, sim, maior amplitude do topo em relação à base (a partir dos princípios onivalentes, que estão na essência do pensamento humano).

Princípios onivalentes (de omnis = todo + valentes = que …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
4 de Julho de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1280763124/22-classificacao-capitulo-2-principios-fundamentos-principiologicos-do-processo-civil