Tutelas de Urgência e Arbitragem

5.3.1 - Lei Modelo da UNCITRAL - 5.3 - Visão do presente: competência dos árbitros

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

5.3.1. Lei Modelo da UNCITRAL

A UNCITRAL foi estabelecida por meio de Assembleia Geral em 1966. A sua principal função é promover a progressiva harmonização e unificação do direito comercial internacional. Nesse contexto, a arbitragem comercial internacional e a conciliação estão entre os temas tratados pela UNCITRAL.

Um dos grandes empreendimentos, nessa área, foi a Lei Modelo da UNCITRAL sobre arbitragem comercial internacional, editada em 1985. 1 Apesar de não se tratar, como a própria denominação indica, de uma legislação propriamente dita, serve de modelo para a implementação de diversas legislações arbitrais no mundo todo. O seu papel é guiar a revisão e atualização das legislações nacionais sobre arbitragem.

A ideia de uma Lei Modelo origina-se, de um lado, na aceitação da impo…

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1293068251/531-lei-modelo-da-uncitral-53-visao-do-presente-competencia-dos-arbitros-tutelas-de-urgencia-e-arbitragem