Curso de Iss

5.1.1 O cálculo do ISS por dentro - 5.1. Base de Cálculo

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

5.1.1 – O cálculo do ISS por dentro

De acordo com o que fora dito na Seção 1.2 supra, o ISS é imposto indireto que repercute economicamente no preço do serviço cobrado. A formulação dessa afirmação foi precedida da demonstração do que é ser um imposto indireto. Para isso se tomou como exemplos o ICMS e IPI, impostos indiretos por natureza, que são destacados no documento fiscal para informar o montante do próprio imposto que está calculado por dentro, no caso do ICMS 1 , ou para informar o montante do imposto que está por fora, mas que será somado ao valor total da operação, no caso do IPI 2 . Em ambos os casos, haverá a informação do imposto que incidiu na operação e que será repassado no preço. Também na Seção 1.2 foi dito que a mesma lógica se aplica ao ISS, …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1293068504/511-o-calculo-do-iss-por-dentro-51-base-de-calculo-curso-de-iss