Curso de Direito Agrário - Ed. 2015

11 - Desapropriação para fins de reforma agrária por descumprimento da função social de preservação do meio ambiente

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

11. Desapropriação para fins de reforma agrária por descumprimento da função social de preservação do meio ambiente

Atribui o art. 184 da CF/1988 à União desapropriar a propriedade que não cumpre a função social. Essa desapropriação dirige-se à utilização das terras para a sua destinação à reforma agrária, isto é, para a distribuição das áreas aos que se propõem a cultivá-las.

Outrossim, a falta de cumprimento da função social se constata em várias dimensões, discriminadas nos incisos do art. 186.

Relativamente ao meio ambiente, dá o art. 9.º da Lei 8.629, de 25.02.1993, as diretrizes para considerar o cumprimento da função social: “A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo graus e critérios estabelecidos nesta lei, os …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1302633504/11-desapropriacao-para-fins-de-reforma-agraria-por-descumprimento-da-funcao-social-de-preservacao-do-meio-ambiente-curso-de-direito-agrario-ed-2015