Controle da Atividade do Árbitro - Ed. 2015

1. A grande premissa. Jurisdicionalidade e contratualidade: a natureza híbrida da arbitragem - Capítulo I – Introdução

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

1. A grande premissa. Jurisdicionalidade e contratualidade: a natureza híbrida da arbitragem

Embora seja método histórico de solução de conflitos, relevando-se já nos primórdios do sistema jurídico romano, 5 a arbitragem se desenvolveu internacionalmente no último século e entre nós nas últimas décadas como uma alternativa à justiça estatal. Ganhou destaque como uma opção para os negócios internacionais na medida em que permite a solução de litígios em ambiente neutro, imparcial, e destacado de regras específicas; garantindo, assim, maior igualdade de condições entre as partes.

Não são essas, no entanto, as únicas vantagens da arbitragem. O incentivo ao sigilo; 6 a flexibilidade do procedimento; 7 a atmosfera de menor enfrentamento, mais propícia a acordos; 8 a celeridade do processo; 9 a possibilidade de eleição de juízes especialistas na matéria controvertida; 10 e até mesmo seus custos 11 tem tornado esse método de solução de litígios bastante sedutor mesmo para disputas oriundas de negócios intranacionais.

Essa conscientização leva parte da doutrina a classificar a arbitragem como um método alternativo de solução de conflitos; uma saída à justiça estatal, de onde ninguém pode escapar sem a concordância do adversário. 12 Outros preferem classificar a arbitragem como método adequado de solução de conflitos, 13 lembrando com isso que apenas certa gama de litígios é adequada para a arbitragem.

De fato, a arbitragem é uma alternativa para aqueles que não querem enfrentar as desvantagens da Justiça Estatal. Por outro lado, não como se negar que a vi…

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1302634885/1-a-grande-premissa-jurisdicionalidade-e-contratualidade-a-natureza-hibrida-da-arbitragem-capitulo-i-introducao-controle-da-atividade-do-arbitro-ed-2015