Eficácia das Sentenças na Jurisdição Constitucional

Eficácia das Sentenças na Jurisdição Constitucional

Eficácia das Sentenças na Jurisdição Constitucional

Eficácia das Sentenças na Jurisdição Constitucional

5.4. Mudança no Estado de Direito

5.4. Mudança no Estado de Direito

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

5.4. Mudança no Estado de Direito

Mudança no estado de direito ocorre quando sobrevém reforma da Constituição vigente à época da sentença. Modificando-se a Constituição, as normas pré-constitucionais ordinárias e, portanto, a força vinculante da sentença que as tenha declarado legítimas subsistem ou não, conforme forem ou não compatíveis com o novo direito. A fonte e o parâmetro da sua validade passam a ser os da nova ordem.

A relação de compatibilidade entre a nova ordem e o ordenamento anterior acarreta a recepção deste por aquela. “A recepção”, portanto, segundo a definição sintética de Norberto Bobbio, “é um ato jurídico com o qual um ordenamento acolhe e torna suas as normas de outro ordenamento, onde tais normas permanecem materialmente iguais, mas não são as mesmas com respeito à forma”. 1 Na aferição da compatibilidade o parâmetro a ser adotado é apenas o do conteúdo do direito pré-constitucional, e não o da forma da sua criação. Havendo relação de conformidade material, o direito anterior é recepcionado, ainda que sua criação tenha ocorrido mediante processo ou por instrumento legislativo incompatível. Subsistem sob o regime da atual Constituição brasileira, por exemplo, os decretos-leis produzidos no regime antigo com ela materialmente compatíveis, apesar de haver sido aboli- da, pela Carta de 1988, essa espécie de instrumento legislativo. Excepcionam-se, quanto a esse parâmetro de aferição, apenas certas situações, peculiares aos sistemas federativos com …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
30 de Junho de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1302637565/54-mudanca-no-estado-de-direito-5-eficacia-temporal-das-sentencas-em-acoes-de-controle-abstrato-de-constitucionalidade-eficacia-das-sentencas-na-jurisdicao-constitucional