Comentários ao Código de Processo Civil: Perspectivas da Magistratura

Comentários ao Código de Processo Civil: Perspectivas da Magistratura

Capítulo XIV. Da Restauração de Autos

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Capítulo XIV

DA RESTAURAÇÃO DE AUTOS

Art. 712. Verificado o desaparecimento dos autos, eletrônicos ou não, pode o juiz, de ofício, qualquer das partes ou o Ministério Público, se for o caso, promover-lhes a restauração.
Parágrafo único. Havendo autos suplementares, nesses prosseguirá o processo.

Gustavo Dall’Olio

Comentários: A importância dos autos pode ser traduzida no brocardo quod non est in actis, non est in mundo, ou seja, o que não está nos autos não está no mundo. Os autos, eletrônicos ou não, dão corpo e vida ao processo. A perda, destruição, subtração, ocultação ou indevida retenção dos autos, que servem à prova da existência e do conteúdo do processo, ensejará a instauração de demanda voltada à reconstrução das peças e dos documentos que o compõe. O desaparecimento dos autos não faz desaparecer o processo, mas impede o avançar, o caminhar e o suceder da causa, porque não se conhece, em toda sua dimensão, a controvérsia e tudo mais que possa influir na solução do litígio. É, tecnicamente, causa de suspensão do processo, por motivo de força maior (art. 313, VI, CPC), sendo admitida a prática de atos urgentes (art. 314, CPC).

A atividade desenvolvida nesse procedimento especial é puramente reconstrutiva; nada se inova, nada se modifica. O objeto da demanda de restauração de autos “é recolocar o processo no estado em que se encontrava antes de terem sido extraviados” (STJ, REsp 198.721/MT , rel. Min. Antônio Pádua Ribeiro, 3ª T., j. 25.11.2003, DJe 19.12.2003). Não cabe discussão sobre qualquer ponto de fato ou de direito da causa principal.

A controvérsia que se pode suscitar entre as partes e sobre a qual terá de pronunciar-se o juiz é apenas em torno da idoneidade das peças e elementos apresentados, ou da inexequibilidade da restauração por falta de peça essencial ao processo. Questões de fato ou de direito que pertençam à causa principal são totalmente estranhas à ação de restauração de autos cuja sentença final haverá de simplesmente declarar restaurados, ou não, os …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
19 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1314941802/art-712-capitulo-xiv-da-restauracao-de-autos-comentarios-ao-codigo-de-processo-civil-perspectivas-da-magistratura