Direito Constitucional Brasileiro - Vol. 2 - Ed. 2022

Direito Constitucional Brasileiro - Vol. 2 - Ed. 2022

Direito Constitucional Brasileiro - Vol. 2 - Ed. 2022

Direito Constitucional Brasileiro - Vol. 2 - Ed. 2022

Sobre os Autores

Sobre os Autores

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Adriana Espíndola Corrêa

Professora Adjunta de Direito Civil da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Biotec – Direito, Biotecnologia e Sociedade. Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR.

Adriana da Costa Ricardo Schier

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutora e Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professora de Direito Administrativo do UniBrasil. Professora do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Presidente da Comissão de Serviços Públicos do IBDA. Vice-Presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Advogada e consultora.

Alexandre Reis Siqueira Freire

Doutor em Direito Processual Civil pela PUC-SP (2016). Mestre em Direito Constitucional pela UFPR (2004). Graduado em Direito pela UFMA (2000). Secretário de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do Supremo Tribunal Federal. Professor Adjunto do Departamento de Direito da UFMA. Editor Chefe da Revista Suprema (periódico do Supremo Tribunal Federal).

Amélia Sampaio Rossi

Mestre e Doutora em Direito pela UFPR. Pós-Doutora em Direito junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PPGD/PUCPR. Professora Titular de Direito Constitucional da PUCPR, integrando também o Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Professora convidada da Universidade Católica de Moçambique para o Doutorado em Humanidades. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Alteridade e Constituição na Perspectiva das Tensões Contemporâneas.

Ana Carla Harmatiuk Matos

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andalucía. Tutora in Diritto na Universidade di Pisa-Itália. Professora na Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná. Vice-Presidente do IBDCivil. Diretora Regional-Sul do IBDFAM. Advogada. Conselheira Estadual da OAB-PR.

Ana Carolina de Camargo Clève

Advogada. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. Pós-graduada (lato sensu) pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar – IDRFB. Mestra em Ciência Política pela UFPR. Realizou curso de extensão junto ao Mestrado em Direito da Universidad Pablo de Olavide – UPO, em Sevilla/ES, em Fundamentos Críticos de Derechos Humanos. Sócia do Escritório Clèmerson Merlin Clève Advogados Associados. Presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral – IPRADE. Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OABPR. Ocupa a Procuradoria Jurídica do UniBrasil. Professora de Direito Constitucional e Direito Eleitoral no UniBrasil.

Ana Carolina Lopes Olsen

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora Visitante do Instituto Max Planck para Direito Público Comparado e Direito Internacional. Membro do Centro de Estudos da Constituição da Universidade Federal do Paraná. Professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos.

Ana Lucia Pretto Pereira

Graduada em Direito pela UFPR. Mestre e Doutora em Direito Constitucional pela UFPR, com período sanduíche em Teoria do Direito na Universidade de Harvard e pós-doutorado em Processo Constitucional pelo Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES, no UniBrasil. Pesquisadora vinculada, alternadamente, à ­CAPES e ao CNPq, de 2005 (iniciação científica) a 2014 (pós-doutorado). Assessora de Ministro no STJ, Primeira Seção (Direito Público) (2019-2020). Professora orientadora de Graduação e Pós-graduação stricto sensu em Direito da UCB e de Pós-graduação lato sensu em Direito do Mackenzie/DF. Na UCB, também é Líder do CEPEC – Centro de Estudos Políticos e Constitucionais (DGP/CNPq), Membro do CEP – Comitê de Ética em Pesquisa e Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro para a Receita Federal do Brasil, a Controladoria-Geral da União e o Ministério da Economia. Consultora Jurídica e Advogada em Curitiba e Brasília.

André Parmo Folloni

Professor Titular e Decano da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor permanente e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Direito pela PUCPR, Graduado em Direito pela UFPR e em Filosofia pela PUCPR. Vice-presidente da World Complexity Science Academy, membro da Human Development and Capability Association e líder do Grupo de Pesquisas Tributação, Complexidade e Desenvolvimento (PPGD/PUCPR/CNPq).

André Giamberardino

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Defensor público no Estado do Paraná. Mestre e Doutor em Direito pela UFPR, com especialização em Criminologia pela Università degli Studi di Padova (Itália) e pelo ICPC (Brasil), e estágio pós-doutoral pela Universidade de Columbia (EUA).

Betina Treiger Grupenmacher

Advogada, Professora Titular de Direito Tributário da UFPR. Doutora pela UFPR. Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa. Visiting Scholar na Universidade de Miami.

Bruno Meneses Lorenzetto

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Professor da Graduação do UniBrasil. Professor de Direito da PUCPR. Visiting Scholar na Columbia Law School, Columbia University, New York (2013-2014). Doutor e Mestre em Direito pela UFPR. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
4 de Julho de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1440744493/sobre-os-autores-direito-constitucional-brasileiro-vol-2-ed-2022